segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Creche



Pela 1ª vez a Ritinha foi á creche.
Hoje demanhã estava nervosa pois não sabia como a minha menina iria reagir. Ás 10.00h estavamos lá, fomos muito bem recebidas, a auxiliar tentou agarra-la ao colo e ela nada, toca de virar as costas, depois trouxe-lhe uma bolacha e agarrou e comeu. Passados minutos sentei-a perto dos outros meninos e trouxeram-lhe um livrinho para se distrair e disseram-me saia agora. E eu cá para mim já?!!! Ok, lá fui eu com o estomago apertado. Ás 11:30 fui busca-la pois nos primeiros dias não a quero lá muitas horas seguidas, como tenha essa hipotese de fazer isso penso que é melhor para a minha menina. Como estava a contar cheguei e uma auxiliar disse-me abra a porta, olhei e lá estava a Ritinha ao colo da auxiliar Tania que é muito meiguinha, e estava do tipo não sei se a gemer ou a querer cantar, pois ela quando quer cantar tambem faz esse som...não sei bem se era a fazer queixinha senão...Quando me viu, gritou! Chorou! Agarrei logo a minha pequenina e eu chorei! Não fui capaz de me conter...
Disseram que ela se tinha portado bem e que até comeu bananinha...pensei hummm será que não chorou?...só de pensar fico com dor de barriga.
Amanhã vou po-la pela mesma hora, mas pediram-me para deixa-la lá almoçar, ou seja 12-12:30h vou busca-la e farei assim o resto da semana.
Espero que amanhã quando for po-la que não chore, senão não sei se consigo deixa-la lá...:(
O nosso país infelizmente é diferente de outros em tudo, porque nós mães não podemos ficar mais tempo com os nossos filhos em casa?...

4 comentários:

No Reino do Infinito disse...

Acho que todas as mães que te leram compreendem toda essa tua angustia e sentem-na na pele, é igual, sem tirar nem pôr, a mnha não vai para a creche, vai ficar nos avós todos e mesmo assim, ficocom o meu coração apertado, ninguém a conheçe como eu, se chorar não vão saber como gosta de ser embalada. sabes, cheguei ao ridiculo de escrevinhar uma lista das coisas que ela mais gosta, do que não gosta nada e como quero que a tratem, isto para os meus Pais e sogros, devo estar doida mas fico assim como tu, a sentir-me pequenina e impotente, queria tanto, mas tanto viver num daqueles paises em que a mãe fica 3 anos com os seus bebés!
O que mais me impressiona é que elas até se habituam rápido, basta que gostem de algo ou de alguém e depressa ficam bem!
Enfim, desabafos, espero que fiques melhor, vais ver que ela até passa a gostar de ir e ficar mais tempo! Tu é que tens de te habituar!

Beijocas mesmo muito compreensivas!

Isa disse...

Deve ser uma fase complicada, mas mais para os adultos do que para as crianças. Felizmente elas adaptam-se bem quando estão num sítio onde são bem tratadas.
Que a adaptação se faça depressa! Beijinhos

Lita disse...

Sei tão bem como te sentes!
A Matilde também foi para a creche quando fez 1 ano. A 1.ª semana foi muito traumática para ela, chorava tanto, tanto... De noite acordava a chorar e só queria colo. Duas semanas depois já estava habituadissima, já gostava de ir para o chão brincar com as outras crianças.
Agora, quando chega à creche vai logo para o colo da auxiliar, que é um doce, super carinhosa com as crianças.
Inicialmente ficava só até à hora de almoço e os meus pais iam buscá-la ao meio-dia. Depressa começou a mostrar interesse em fazer a sesta, como os outros meninos e agora fica até às 15h.

Nós sofremos muito com a entrada na creche, das nossas crianças, acho que é como cortar novamente o cordão umbilical, mas não te martirizes tanto porque esses semtimentos são normais e ela vai adaptar-se mais depressa do que julgas!

Um beijinho grande
Lita

Nykita disse...

Ai amiguita como te entendo... eu meti mais os 3 meses de licença de parentalidade alargada e só de pensar que daqui a 2 meses tenho que ir meter as minhas meninas na cresce já me dá um nó na barriga.
Ai mas pk é k nós não podemos ficar com os nossos rebentos até pelo menos aos 2 anos????
mãe sofre mesmo, será que eles sofrem tanto como nos com a separação????
beijinhos as 2